XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Ressecção videolaparoscopica de tumor de frantz: relato de caso

Apresentação do caso

O tumor de Frantz trata-se de uma neoplasia rara pseudopapilar do pâncreas, correspondendo em ate 2,7% de todos os tumores pancreáticos diagnosticados. O presente estudo relata o caso de uma paciente do sexo feminino, jovem, assintomática, com achado radiológico incidental de massa pancreática acometendo corpo e cauda, medindo 6,5CM, sendo estas características clássicas dentro da literatura. A mesma foi submetida a pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia por videolaparoscopia, com finalidade curativa, evoluindo bem.

Discussão

Os pacientes acometidos pela patologia supracitada são em sua maioria mulheres jovens e assintomáticas, a clinica quando presente é subaguda, sendo o diagnostico muito comumente um achado radiológico, predominantemente encontrado em corpo e cauda do pancreas. Alterações da função pancreática são incomuns em tal patologia. A doença tem bom prognostico, com crescimento indolente e raramente invade estruturas adjacentes ou metastatiza. A sobrevida em 5 anos após ressecção cirúrgica, chega a 97%, sendo este o tratamento padrão ouro. Terapias adjuvantes como quimioterapia e radioterapia não são preconizadas para este tipo de tumor.

Comentários Finais

Por tratar-se de patologia rara e pouco descrita na literatura, a doença é ainda um desafio para a oncologia, casos novos auxiliam no diagnostico, conhecimento da doença e sua fisiopatogenia, além de corroborar para uma melhor abordagem cirúrgica. Neste relato de caso a ressecção videolaparoscópica é um diferencial, mostrando a viabilidade de tal procedimento, e seus benefícios para a paciente.

Palavras-chave

Tumor de Frantz ; videolaparoscopia ; tumor de pâncreas

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos*

Autores

GUILHERME DE OLIVEIRA CUCOLICCHIO, ARYELLA SILVESTRE BORGES MENEZES, VINICIUS FERNANDES DOS SANTOS, JULIANA CHALELA AYUB, MATEUS CALIXTO COLTURATO, JOAO PEDRO SHIMIZU DA ROSA, LARISSA GANANCA BUOSI, JORGE ALBERTO THOME