XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Impacto da ressecção do eixo mesentérico-portal em duodenopancreatectomia: uma revisão sistemática e metanálise dos resultados de curto e longo prazo no câncer de pâncreas.

Introdução

A pancreatoduodenectomia com ressecção venosa (VRPD) pode ser realizada em pacientes selecionados com câncer de pâncreas. No entanto, os principais riscos e benefícios relacionados à VRPD permanecem controversos.

Objetivo

Esta revisão teve como objetivo avaliar os riscos e benefícios de sobrevivência que o VRPD pode agregar quando comparado com a pancreatoduodenectomia (DP) padrão.

Método

Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos comparando VRPD e PD.

Resultados

VRPD foi associado a um maior risco de mortalidade pós-operatória (RD: -0,01; IC 95% -0,02 a -0,00) e complicações (RD: -0,05; IC 95% -0,09 a -0,01) do que PD. O tempo de internação não foi diferente entre os grupos (MD: -0,65; IC 95% -2,11 a 0,81). No VRPD, o tempo de operação foi 69 minutos maior em média (MD: -69,09; IC 95% -88,4 a -49,78), com uma maior taxa de perda de sangue (MD: -314,04; IC 95% -423,86 a -195,22) . Na avaliação da sobrevida global, a razão de risco para mortalidade durante o seguimento no grupo de VRPD foi maior em comparação com o grupo PD (HR: 1,13; IC 95% 1,03 a 1,23).

Conclusão

VRPD está associada a um maior risco de complicações e mortalidade em curto prazo e a uma menor probabilidade de sobrevivência do que a DP. Conhecer os riscos e benefícios potenciais da cirurgia pode ajudar os cirurgiões a preparar e tratar adequadamente os pacientes com câncer de pâncreas com invasão venosa. A decisão pela cirurgia com ressecção venosa maior deve ser compartilhada com os pacientes após serem informados dos riscos e do prognóstico.

Palavras-chave

pâncreas, pancreático, neoplasia, câncer, tumor, adenocarcinoma, pancreatoduodenectomia, duodenopancreatectomia e veia mesentérica.

Área

Tumores hepatobiliopancreáticos*

Autores

JOAO EMILIO LEMOS PINHEIRO FILHO, FERNANDA CAVALCANTI CABRAL HONORIO, FRANCISCO TUSTUMI, ANDRE RONCON DIAS, FELIPE EMANUEL FUHRO, ALEXANDRE CRUZ HENRIQUES, STEFANIE BUUCK MARQUES, ESAU BARROS FUHRINI, JAQUES WAISBERG