XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Uso de indocianina verde em cirurgia laparoscopica oncológica

Resumo

A cirurgia laparoscópica é um dos pilares da cirurgia oncológica atual. Utilizada de forma diagnostica, curativa, paliativa e reabilitado.
Devido a complexidade dos pacientes oncológicos,a visualização das estruturas anatômicas pode ficar prejudicada, por múltiplas cirurgias, aderências, efeitos adversos de tratamentos radioterapicos, retração tumoral entre outros.
Isso desencoraja o cirurgião oncológico a indicar a cirurgia videolaparoscopia, favorecendo as vezes uma via de acesso com maior morbi-mortalidade
Nos últimos anos, a visualização intra-operatória de estruturas anatômicas utilizando fluorescência infravermelha com verde de indocianina (ICG) foi incorporada a cirurgia laparoscópica. Quando incitada por luz infravermelha, a ICG permite a visualização fluorescente apresentamos um compilado dos principais tempos cirúrgicos com uso de ICG de cirurgias oncológicas realizadas em nosso serviço.
Nele podemos avaliar a aplicabilidade da ICG para identificar as mais diversas estruturas anatômicas, facilitando a realização da cirurgia oncológica por via laparoscopica de forma segura e completa.
Concluindo, acreditamos que o uso de indocianina verde é seguro e auxilia muito o cirurgião oncológico nas mais diversas áreas de atuação e deve ser introduzida na rotina dos serviços que utilizam cirurgia laparoscópica oncológica.

Palavras-chave

indocianina verde
fluorescencia
laparoscopia
cirurgia oncológica
ICG

Área

Outros e Miscelânia*

Autores

JAIRO CERQUEIRA DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO GUERRA JACOB, PRISCILA BALEEIRO ROSSI, BARBARA RABELO, ANDRE JIN FUJIOKA, DELZIO BICALHO, HUMBERTO EUSTAQUIO FIGUEIREDO JUNIOR, HUMBERTO EUSTAQUIO FIGUEIREDO JUNIOR, HENRIQUE CAMILO MARTINS COSTA, HENRIQUE CAMILO MARTINS COSTA, GABRIEL PINTO LARA FALEIRO, GABRIEL PINTO LARA FALEIRO, LUCAS CALAZANS, LUCAS CALAZANS