XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de veia cava retro hepatica invadindo átrio direito : Uma abordagem multidisciplinar

Apresentação do caso

PACIENTE COM SINTOMAS DE COMPRESSÃO DE CAVA INFERIOR SUBMETIDA A TOMOGRAFIA QUE APRESENTA VOLUMOSA TUMORAÇÃO ENVOLVENDO VEIA CAVA INFERIOR NA PORÇÃO RETROHEPÁTICA SEM PLANO DE CLIVAGEM COM O FIGADO, COM OBSTRUÇAO DE VEIA CAVA SUPERIOR, LOGO ACIMA DAS VEIAS HEPATICAS, COM EXUBERANTE VASCULARIZAÇAO COLATERAL.
POSSUIA MARCADORES TUMORAIS NAO ELUCIDATIVOS , CEA:1,0 ; ALFA FETO:4 ; CA 19-9: 20 ; LDH:306
REALIZADA CIRURGIA PARA BIOPSIA COM CONGELAÇÃO CUJO RESULTADO FOI COMPATÍVEL COM SARCOMA, CONFIRMADO APOS PELA PARAFINA COMO LEIOMIOSARCOMA DE VEIA CAVA.
APóS DISCUSSAO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, FOI SUBMETIDA A TRATAMENTO NEOADJUVANTE COM RADIOTERAPIA COM 50Gy + QUIMIOTERAPIA COM DOXORRUBICINA EM 3 CICLOS.
APRESENTOU ESTENOSE ACTINICA DE ESOFAGO, SENDO NECESSARIO REALIZAÇAO DE JEJUNOSTOMIA , E VARIAS DILATAÇOES ENDOSCOPICAS PNEUMATICAS ATE REESTABELECIMENTO DE DIETA ORAL.
AO FIM DO TRATAMENTO, COM REDUÇAO DO VOLUME TUMORAL, FOI SUBMETIDA A CIRURGIA COMPLEXA, COM MULTIPLAS EQUIPES ENVOLVIDA.
REALIZADO RESSECÇAO DO TUMOR COM NECESSIDADE DE ESTERNOTOMIA, USO DE PROTESE VASCULAR PARA REINSTITUIR O FLUXO SANGUINEO ATE O CORAÇAO E RECONSTRUCAO DO ATRIO COM MIOCARDIO BOVINO.
PACIENTE APRESENTOU MULTIPLAS COMPLICAÇOES POS OPERATÓRIAS, COMO TEP, OCLUSAO DA PROTESE VASCULAR, E COLEÇOES ABDOMINAIS CAUSANDO NECESSIDADE DE INTERNACAO PROLONGADA COM USO DE ANTIBIOTICOS E MULTIPLAS DRENAGENS PERCUNEAS DESSAS COLEÇOES.
APESAR DISSO, RECEBEU ALTA APOS 2 MESES DA CIRURGIA EM BOM ESTADO GERAL, E SEGUE EM ACOMPANHAMENTO ONCOLOGICO ATE O MOMENTO SEM SINAIS DE RECIDIVA.

Discussão

OS SARCOMAS DE VEIA CAVA SAO MAIS COMUNS NA REGIAO INFRA RENAL, SENDO SEU MANEJO BEM ESTABELECIDO NA LITERATURA, COM RESSECCAO CIRURGICA E RECONSTRUCAO VASCULAR COM USO DE PROTESES.
CONFORME A TOPOGRAFIA AVANÇA CRANIALMENTE, MAIORES DIFICULDADES SEM APRESENTAM, COMO A PRESENÇA DO FIGADO, SUAS VEIAS E ENFIM O CORAÇAO.
NESSE CASO CONSTATAMOS A IMPORTANCIA DA DISCUSSÅO MULTIDISCIPLINAR, TANTO DO PONTO DE VISTA ONCOLOGICO QUANDO DO PONTO DE VISTA CIRURGICO. O TRATAMENTO NEOADJUVANTE NOS GARANTIU DIMINUIÇAO DO TUMOR, E A CIRURGIA ENVOLVENDO CIRURGIOES COM EXPERTISE EM CIRURGIA HEPATOBILIOPANCREATICA, ONCOLOGICA E CARDIOVASCULAR FORAM ESSENCIAIS PARA GARANTIR UM RESULTADO SATISFATORIO, APESAR DO DIFICIL MANEJO.

Comentários Finais

ESTUDOS PRE OPERATORIOS, PREPARAÇAO CIRURGICA DEDICADA E MULTIDISCIPLINAR, ALEM DO ENVOLVIMENTO DE ONCOLOGISTAS E RADIOTERAPEUTAS FORAM DEFINIDORES PARA ALCANÇAR UM RESULTADO ONCOLOGICAMENTE SATISFATORIO.

Palavras-chave

LEIOMIOSARCOMA DE VEIA CAVA
MULTIDISCIPLINAR
CIRURGIA CARDIOVASCULAR
CIRURGICA HEPATOBILEOPANCREATICA

Área

Sarcomas / tumores ósseos*

Autores

JAIRO CERQUEIRA DE ALMEIDA TEIXEIRA, GUSTAVO GUERRA JACOB, LEONARDO FERBER, MATHEUS FERBER, OMAR LOPES CANSADO JUNIOR